Pular para o conteúdo

Imagens quebradas

Um dia resenha, noutro um rasgo fabulado, adiante só imagem, no mais das vezes ausência, espero que não se fartem de tantos hiatos e fragmentação. Só assim dou conta de “sustentar” (?) uma farta sorte de paradoxos, digamos assim, que insistententemente me acomentem. Na dúvida corto, saio de cena, ou deixo aqui, como hoje, um bom poema, que em alguma medida me explique, para vocês e para mim. Creio que não é um uso de todo mal para ele. Aliás, poemas vem ao mundo para isso também, não? Digo: tirar o peso das costas, revelando-o.  Este aqui trata-se de uma tradução de Antonio Cicero para o poema “in boken images” de Robert Graves:

 

Com imagens quebradas

Ele é rápido, pensando com imagens claras;
Eu sou lento, pensando com imagens quebradas.

Ele se torna obtuso, confiando em suas imagens claras;
Eu me torno agudo, desconfiando das minhas imagens quebradas.

Confiando em suas imagens, ele pressupõe a importância delas;
Desconfiando das minhas imagens, questiono a importância delas.

Pressupondo a importância delas, ele pressupõe o fato;
Questionando a importância delas, questiono o fato.

Quando o fato o decepciona, ele questiona seus sentidos;
Quando o fato me decepciona, aprovo meus sentidos.

Ele continua rápido e obtuso com suas imagens claras;
Eu continuo lento e agudo com minhas imagens quebradas.

Ele numa nova confusão de seu entendimento;
Eu num novo entendimento da minha confusão.

 

fonte aqui
2 Comentários Comente
  1. Maravilhoso esse poema !
    Antonio Cicero é o cara.
    beijos

    8 de junho de 2009
  2. Bilhete (depois da queda)

    O sol se esconde,
    Os pássaros não voam para o sul e morrem de frio.
    A lua é de ontem,
    O vulgo embarca na primeira classe dos navios.

    Os corpos se esgotam
    Na manhã dos corpos
    E se aquecem
    Com a gordura dos mortos.

    Os beijos são imagens
    Numa tela suspensa.
    A noite me invade
    Como previa a lenda.

    beijos
    Alexandre

    13 de junho de 2009

Deixe um comentário

