Pular para o conteúdo

Cara Barer – dos livros

Novas tecnologias vêm, novos suportes, mas poucos são os objetos que se casam tão bem como seu fim como um livro. Há quem já leia com a tela em pé, uma interface insuportável pra mim, ainda que eu escreva num blog e adore blogs. Coisa de fôlego só no papel. Mesmo as criações mais inusitadas de “livro-objeto” que pude conhecer sempre tem sua raíz bem fincada no modelo livro, papel e letras impressas, por mais que se subverta. Daí o nome “livro-isso”, “livro-aquilo”, não deixam de ser “livro- “.

Há também uma grande quantidade de “artistas plásticos” e “designers” que brincam com o livro, com esse fetiche, mas confesso que a maioria das coisas que vi são prá lá de ruins. Geralmente se usa o livro apenas como “matéria-prima”, como recheio para reiventar objetos kitsch. São pencas de árvores de natal feitas de livro, anéis com um livro que se abre, brincos hediondos com livrinhos, colares com pingentes-livros. Quem gosta de livro mesmo não pode gostar deste show de horrores. Coisa parecida ocorre com objetos de adquação e empatia indiscutíveis  como os guarda-chuvas, ainda que a indústria tenha os tornado descartáveis, desmancháveis a primeira quedinha d’água ainda são os tais.

Poderia mostrar imagens dos crimes aqui, os ffffounds da vida estão cheios disso. Mas não quero”macular” meu blog. Um dia até posso,  mas sempre distinguindo o que é brincadeirinha, cartão postal,  o bonitinho, entenderam? Estou cansada de tanta gracinha no mundo. Quero deixar o espaço que tenho para um trabalho que de fato valha a pena. No caso, o da fotógrafa Cara Barer, que encontrei no blog The Art Monitor. A artista cria outros objetos a a partir do livro, mas enquanto tal. Paradoxo? Sua obra, linda e conceitual, dois predicativos que nem sempre se casam, discute a livridade do livro, se é que me intendem. A coisa livro em sua fragilidade,  diante da ação do tempo, em mutação, é o seu outro (e mesmo) objeto. As tranformações físicas sofridas pelos livros tranformam-se em esculturas sob o seu olhar e registro.

 

 

Anúncios
Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s