Pular para o conteúdo

Escritores e gatos – Entrelinhas

Não é segredo para ninguém que sou absolutamente apaixonada pelo meu gato. E por felinos em geral.  E, e em se tratando desses bichanos,  creio que a palavra mais acertada em relação a eles seja “devoção”.   Sou uma devota, daquelas absolutamentes taradas. 

Não à toa gostei desta matéria do Entrelinhas, pois reúne duas paixões que sei indissociáveis, no meu caso e de muitos, mas que nem sempre (quase nunca) dou conta de explicar o quão estão imbricadas . Ainda que a relação entre elas seja tão cristalina pra mim como goiabada com queijo. Acompanhem: o silêncio dos gatos combina com o exercício da palavra e eles são mais elegantes do que os peixes e mais perspicazes do que as tartarugas e não morrem feito coelhos e nem de repente como pintos e não são burros como o cão e as qualidades são inalcançáveis já dizia eu, tu e a torcida beletrista do flamengo.

É bonito ver o quanto um “dono” de um bichano se rende a ele, e os papéis se invertem, ou quase. Os escritores entrevistados e citados  revelam um território em que babar o bicho e respeitá-lo é o mesmo. Coisa fina, curiosa e comovente.  Outra palavra: “reverência”. E querem um segredo? É recíproco. Os gatos amam de paixão quem eles escolhem, e muitos já me segredaram uma queda imensa pelos escritores.  

P.S.: O gato preferido do Mutarelli, que aparece reiteradamente no programa, o Nankin, faleceu ano passado. Escrevi sobre aqui.
Anúncios
5 Comentários Comente
  1. uma vizinha está estranhando o comportamento de seus gatos: de vez em quando eles se botam a fazer uns rodopios loucos, a miar um miado manhoso, ficam enfim meio zuretas, entende? ela nem sonha que um vizinho malvado, sempre que pega um bichano dela, espalha sobre o pêlo dele uma dose generosa de licor de cassis …

    21 de janeiro de 2009
  2. ?????? Não era melhor o garoto malvado fazer isso com a vizinha??

    21 de janeiro de 2009
  3. dar licor à vizinha? em teoria seria possível .. mas penso que na prática seria complicado para ela lamber as próprias costas ..
    🙂

    21 de janeiro de 2009

Trackbacks & Pingbacks

  1. Fique por dentro Gatos » Blog Archive » Escritores e gatos - Entrelinhas « Sorriso de Medusa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s