Pular para o conteúdo

Béla Tarr – cinema húngaro e Brasil

 

Eu achei tão linda esta imagem. Não à toa é de um dos filmes prediletos de Susan Sontag, chamado Kárhozart Aka Damnation, do cineasta húngaro Béla Tarr. Não conheço nada dele, o filme é de 1988. O que me impressionou, entre outras coisas, é como este campo de futebol na tevê ao fundo lembra o Brasil, assim como os traços da atriz. Uma única imagem, mas tão emblematicamente brasileira se retirada do contexto do filme, não é incrível? Provavelmente a coisa é mais simples, os húngaros devem ser apaixonados por futebol e eu não sei. 

 

*****

 

Há muito tempo assisti uma palestra de um húngaro, de quem não lembro o nome, que havia traduzido Macunaíma para sua língua; lembro que Nelson Acher estava presente e que a figura de Paulo Ronái foi reiteradamente evocada. Entre histórias e mais histórias, o húngaro  contou o quanto Escrava Isaura tinha sido um sucesso retumbante na Hungria. Lembro-me de ter me chocado do quanto eles tinham traduzida nossa literatura por lá. Pergunto-me o quanto não viram de nossas telenovelas e quem sabe de nosso cinema.

Quem souber mais sobre o laço Brasil-Hungria escreva para mim.

via

4 Comentários Comente
  1. Tem o Budapeste do Chico Buarque, não é?

    8 de janeiro de 2009
  2. TEm, mas eu esqueci. Obrigada pelo fosfosol. Você gostou do livro?
    Bjs, Lu

    9 de janeiro de 2009
  3. Muito, muito. Gosto do Estorvo, que quase ninguém gosta. Não gosto do Benjamim. Budapeste eu adorei. É como se o Chico compositor e o Chico escritor tivessem finalmente se encontrado. A mesma coisa, só que em disco, se dá no Carioca.

    9 de janeiro de 2009
  4. Meninoooooooooo, como eu esqueci de “Budapeste”? O livro é ótimo, definitivamente. Já o disco “Carioca” não ouvi, mas me lembro de você ter feito o paralelo. Fica o lapso, em letras púbicassss. Oh!, vexame… :))

    20 de janeiro de 2009

Deixe um comentário

