Pular para o conteúdo

Maurício Pereira – hits

 

Amei a verborragia tão bem posta e bem dita desta canção, “Trovoa”, uma crônica longa e tão paulista sobre o amor. Tão garoa. Maurício Pereira é um fenômeno tão genuinamente paulistano que isso me comove, mesmo que eu não acredite em coisas genuínas, e sejam tantos os cacos e sotaques, sobretudo em São Paulo, que nos constroem – sua canção é daqui, não tem como.

Pois é, fiquei encantada com a música tão a ponto de explodir e se esparramar do moço, mas tão irônica e humorada que não permite extravasamento, só intensidade sobre intensidade. Espécie de vibe que experimentei em canções de outros grupos e músicos mais “vanguarda paulistana” (detesto o rótulo), mas não com o mesmo gosto. Aqui, sempre senti como se as canções estivessem muito na cabeça e quando fossem postas para fora, de tão digeridas e regurgitadas já viessem em paródia, coisa que me incomodava (que eu cheguei mesmo a detestar).

Mas não foi assim com “Trovoa” nem com “Truques com facas”, acho que isso vem de um despojamento do moço, de seu cantar falado, mas não como um CDF em lingüística como acontece com tantos cantores e cantoras por aqui, uma chatice. São Paulo sabe ser muito tablado e pouco gozo, como se uma nuvem uspiana pairasse por tudo, coisa que ainda seguindo tal tradição, Maurício se safa.

Talvez o genuinamente paulistano seja a paródia (em se tratando do que pude conhecer de música) e, por isso, Maurício Pereira seja tão genuíno. Nunca uma paródia sobre o amor, sobre uma canção romântica me emocionou tanto, talvez o meu gosto tenha mudado, talvez eu suporte mais as canções advindas da massa cinzenta, mas acho que não. Creio que Maurício encontrou uma outra via, mas não me peçam para explicá-la, porque eu não sei, eu só sei que gosto e adoro as letras.

Para letra de “Trovoa” clique aqui.

Para “Truques com Facas” aqui.

P.S.: Assisti o show do moço no Mó!.

Não há comentários

Deixe um comentário

